30/4/2013 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Local que abriga mamíferos, répteis, aves e investe na educação e conscientização do Meio Ambiente de crianças e adultos, o Bosque/Zoo Dr. Fábio Barreto é opção de lazer e conhecimento nesta quarta-feira, 1º de maio, feriado nacional em comemoração ao Dia do Trabalho.
Lembrando que a entrada é gratuita e os portões ficam abertos à visitação das 9h as 17h.
Hoje, o Bosque/Zoo conta com cerca de 750 animais, entre elefante, macacos, leão, tigre, urso, aves de diversas espécies que são visitados diariamente por crianças, escolas e adultos que buscam, tanto o entretenimento quanto o conhecimento.
O local, rigorosamente cuidado pela equipe de estagiários, biólogos e veterinário, que hoje são a maior fonte da história e registro de nascimento e chegada de novos animais, recebeu do Ibama a homologação do registro de Jardim Zoológico em junho de 2009. Esta conquista garantiu significativas melhorias ao espaço, entre elas a construção do recinto da elefanta Maison, o desenvolvimento do Programa Integrado de Educação Ambiental, o Trabalho de Enriquecimento Ambiental, revitalização do Jardim Japonês e disponibilidade do sinal wi- fi (internet sem fio).
Nos últimos três anos, a administração municipal investiu na reforma dos recintos, aquisição de veículos, manutenção e pintura, iluminação, uniformes aos funcionários que circulam pelo local atendendo os visitantes, animais, execução dos sistemas de filtragem dos lagos, na construção, em breve, de um aquário e hospital veterinário, além da segurança por meio da instalação de 24 câmeras de segurança, aquisição de rádios de comunicação e contratação de empresa de segurança para melhor receber os visitantes.
Diversidade de fauna e flora – O visitante poderá conferir, no zoológico, aves, peixes, mamíferos e répteis, mantidos em recintos fechados e alguns, inofensivos, em liberdade. No Bosque/Zoo há ainda inúmeras espécies de invertebrados, fungos, epífitas e entre as árvores estão perobas centenárias, jequitibás, ipês e jatobás que são nativos, além de espécies exóticas que foram introduzidas para compor a paisagem. O Bosque Zoológico está dividido nos setores, Recanto das Aves, Praça das Aves, Praça dos Primatas, Praça dos Felinos, lobos e veados, maternidade e Setor Extra. O visitante pode apreciar animais ameaçados de extinção, como mico-leão-de-cara-dourada, sagüi da cara branca, onça pintada, suçuarana, lobo-guará, cervo do pantanal, urubu-rei, jacaré-do-papo-amarelo, jacaré-tinga, jaboti-tinga, tartaruga-da-amazônia e tracajá.
Uma atração de destaque fica por conta do Recinto da elefante Maison, um exemplar fêmea de elefante Indiano Elephas maximus, proveniente do Circo Kroner. Ela tem 38 anos, três metros e pesa quatro toneladas.
No plantel do Zoológico, o casal de onça pintada rouba a cena dos visitantes, pois adora nadar neste período de altas temperaturas, para minimizar o calor.
O urso acaba sendo também uma grande atração do Bosque. Por ser arborícola (sobe em rampas e plataforma) e também chama a atenção do público com suas práticas de nado.
Todos os animais do Zoo recebem alimentação apropriada (para o verão e inverno) e balanceada. Durante o passeio, manter o silêncio e a organização, mantendo o tom de voz baixo, é a melhor forma de observar os animais, deixando-os bem e sem estresse.
O Bosque Municipal está localizado na rua Liberdade, s/nº, no bairro Campos Elíseos. Mais informações podem ser solicitadas pelos telefones (16) 3636-2283 / 3636-2513.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.