1/9/2015 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Ribeirão Preto dá mais um passo rumo a um transporte coletivo moderno, de qualidade e mais atrativo ao usuário. A partir desta terça-feira, 1º de setembro, a Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano e o Consórcio PróUrbano, colocam em funcionamento a tecnologia da biometria facial, conforme publicação de decreto no Diário Oficial do Município.
Com a biometria facial, ao passar o cartão pela catraca, o sistema registra seis fotos do usuário que são comparadas às fotografias de um banco de dados. Com isso, aproximadamente 500 pontos do rosto são analisados.
O sistema de biometria facial é mais uma melhoria implantada no sistema do transporte coletivo de Ribeirão Preto. “Esse benefício evitará o uso indevido do cartão eletrônico, reduzindo substancialmente a evasão de receita do sistema de transporte coletivo urbano. Trata-se de uma inovação que poucas cidades possuem. Ribeirão Preto está à frente de muitos municípios brasileiros”, salienta o diretor superintendente da Transerp, William Latuf.
O uso do cartão em desacordo com sua finalidade, como por exemplo, por outra pessoa que não seja o titular, implicará na convocação do titular do cartão para renovação de seu cadastro facial no prazo de sete dias, a contar da veiculação de mensagem nos validadores. Vencido o prazo sem o atendimento à convocação, o cartão terá o uso suspenso até a renovação do cadastro facial.
Em caso de reincidência do uso indevido ou fraudulento do benefício tarifário, aplicam-se progressivamente as penalidades: suspensão do benefício por 30 dias, a contar da data da primeira ocorrência; suspensão do benefício por 60 dias, a contar da data da segunda ocorrência; suspensão do benefício por 120 dias, a contar da data da terceira ocorrência; cancelamento definitivo do benefício, no caso da quarta ocorrência.
O sistema de biometria facial está implantado em toda a frota de ônibus da cidade, com câmeras fotográficas de alta definição.
Cadastramento – Para utilização da tecnologia de biometria facial, os usuários do transporte coletivo devem estar cadastrados no sistema.
Os cartões Nosso com algum tipo de benefício tarifário, Estudante, Estudante Gratuito, Especial, Especial com Acompanhante e o Senior, já estão cadastrados na biometria facial, já que é necessário um recadastramento anual do usuário.
Usuários do Cartão Nosso Vale Transporte devem fazer o cadastramento na biometria facial até o dia 30 de setembro de 2015. Já os usuários do Cartão Nosso Cidadão devem providenciar o cadastramento até o dia 30 de dezembro deste ano.
Vencido o prazo sem efetuar o cadastramento facial, o cartão ficará sujeito à suspensão de uso até o titular regularizar a situação.
O cadastramento na biometria facial pode ser feito em três postos de atendimento do Consórcio PróUrbano:
São eles:
1 - Central de Vendas
· Rua São Sebastião, 1020 – Centro
· Horário: de segunda a sexta, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h
2 - Posto Praça das Bandeiras
· Rua Tibiriçá, 646 – Centro
· Horário: de segunda a sexta, das 7h às 19h, e aos sábados, das 7h às 15h
3 - Posto Terminal Dra. Evangelina de Carvalho Passig
· Alameda Botafogo, 120 – Vila Tibério
· Horário: diariamente das 6h às 23h
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.