10/5/2016 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Crescimento no atendimento e queda na emissão de CIPs reforçam filosofia de trabalho do órgão municipal
O Procon de Ribeirão Preto atendeu 17,4% mais consumidores no mês de abril que em março deste ano. Foram 1.319 consultas e reclamações a mais em abril (8.898) que em março (7.579). No entanto, apesar do crescimento na procura pelo serviço, houve diminuição na emissão de CIP (Carta de Investigação Preliminar), que caiu 22,63% (112) de abril (383) para março (495).
“Como a CIP é a base para procedimentos jurídicos, a queda na emissão do documento, apesar do aumento do número de atendimentos, significa dizer que a filosofia de trabalho implantada há três anos no Procon de Ribeirão Preto vem dando resultados”, disse Paulo Garde, coordenador do órgão municipal. “Para resolver o problema do consumidor da forma mais rápida possível, fazendo prevalecer a lei, tal qual está no Código de Defesa do Consumidor, criamos um canal de comunicação direto com as empresas fornecedoras para que o direito dos consumidores seja respeitado nas relações comerciais e de prestação de serviços. Esta, em última análise, ao nosso ver, é a razão da existência do Procon-RP”, explicou Garde.
“O crescimento do atendimento preliminar, aquele em que o contato com a empresa fornecedora resolve o problema em no máximo uma semana sem a necessidade de abertura de um processo, fizeram a diferença nesse crescimento de demanda”, disse Josiane de Souza, responsável pelo atendimento no Procon de Ribeirão Preto. Em Abril o órgão prestou exatos 2.500 atendimentos preliminares, 121,97% (1.319) atendimentos a mais que os 1.185 realizados no mês anterior.
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