Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

22/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

Assistência Social fez atividades de Combate ao Abuso e Exploração Sexual




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Abordagens foram realizadas em locais com grande presença de crianças e adolescentes

Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Comercial de Crianças e Adolescentes, comemorado em 18 de maio, a Secretaria Municipal de Assistência Social, por meio do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) realizou palestra e abordagens preventivas em Ribeirão Preto.

Em parceria com o sistema Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) técnicos da pasta realizaram abordagens em locais detectados pela Secretaria que são mais frequentados por crianças e adolescentes, como ruas Chile, Thomaz Nogueira Gaia e avenida Portugal,  proximidades dos supermercados Extra e Pão de Açúcar, da avenida Fiusa e na avenida Independência.

Nas dependências do Sest/Senat, localizado na Rodovia Anhanguera, foi realizada palestra sobre o tema “Abuso e Exploração Sexual” proferida por técnicos do C.A. Vidas e Secretaria da Saúde. Na ocasião foram apresentados dados estatísticos de abusos no município, atuação do Peti/Semas, utilização do telefone 161 e atuação dos Conselhos Tutelares.

Boa parte da população não sabe que exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e não sabe como identificá-lo. Na exploração sexual há a utilização sexual de crianças e adolescentes com fins comerciais e lucrativos, ou seja, vendem-se seus corpos para conseguir dinheiro. Nesse caso, quase sempre existe a participação de um aliciador, ou seja, alguém que lucra intermediando a relação com o usuário ou cliente. É caracterizada também pela produção de materiais pornográficos (vídeos, fotografias, filmes, sites da internet). Daí o uso do termo “criança e/ou adolescente explorada, nunca prostituída”, porque ela é vítima de um sistema de exploração comercial da sua sexualidade.

Já o abuso é todo o ato ou brincadeira sexual, relação hetero ou homossexual, em que o agressor (adulto) tenha mais consciência do que a criança ou do que o adolescente sobre o que está fazendo. A intenção é estimular a criança ou o adolescente sexualmente, bem como utilizá-las para obtenção de satisfação sexual do abusador. Estas práticas eróticas e sexuais são impostas à criança ou adolescente por meio da violência física, de ameaças ou de induções de sua vontade.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.