7/2/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Depois de avaliar árvores da avenida 9 de Julho, os engenheiros ambientais da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram diagnóstico das árvores centenárias da Praça XV de Novembro, na região central da cidade. A Coordenadoria de Limpeza Urbana já está no local para extração das árvores condenadas.
Este programa faz parte do projeto que teve início na avenida 9 de Julho, em janeiro, quando foi diagnosticado o risco de queda de 15 sibipirunas, a serem extraídas e substituídas tão logo o Daerp termine as obras de instalação de nova rede de distribuição de água no local.
Os locais para realização do diagnóstico levam em conta a arborização centenária e pontos de grande movimentação, daí ter sido realizado agora na Praça XV. “Nossos engenheiros ambientais fizeram a avaliação das árvores com risco iminente de queda, utilizando metodologias e instrumentos que avaliaram quais árvores estavam ocas, se a base apresentava fungos que apodrecem as raízes e podem resultar em queda, entre outros fatores, mesma metodologia utilizada na avenida 9 de Julho”, disse o secretário de Meio Ambiente, Daniel Gobbi.
O estudo na Praça XV identificou que seis Alfeneiros do Japão e uma espécie de Sete Copas estão condenadas e 20, de outras espécies, foram plantadas de forma inadequada. De acordo com os engenheiros ambientais, as espécies condenadas de Alfeneiros do Japão apresentam lesões no tronco e danos com comprometimento do lenho, apresentando risco de queda. Já a árvore da espécie popularmente conhecida como Sete Copas está com inclinação acentuada, além de estar em local inadequado para seu porte.
Para compensar a extração, a Secretaria do Meio Ambiente plantará 70 mudas de espécies nativas na Praça XV e calçadas do Quadrilátero Central.
Após o trabalho de extração, poda e revitalização da avenida 9 de Julho e Praça XV, que contarão com a parceria de empresas por meio do programa “Verde Cidade”, a Secretaria do Meio Ambiente prossegue com o mesmo estudo na Praça das Bandeiras.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.