Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

6/3/2014 - Ribeirão Preto - SP

Após anos de existência, Instituição Francisco de Assis regulariza documentação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Após décadas de existência em Ribeirão Preto, a instituição Francisco de Assis conseguiu, há dez dias, seu registro no CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde). Esse documento é emitido pela Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde, após a entidade obedecer a regulamentação e condições de infraestrutura determinadas pelo Ministério da Saúde. “Quem a conheceu no início, quando a improvisação era seu método de organização, e a vê agora, testemunha o notável avanço ocorrido”, afirma o secretário da Saúde, Stenio Miranda.

Esse avanço ocorreu, segundo Miranda, pelo compromisso e pela inabalável força de vontade da fundadora e do grupo de familiares e de amigos que a assessora. “A instituição contou também com a ajuda de inúmeros colaboradores, muitos anônimos, que enviaram quantias de diversos valores durante todos os anos passados, outros institucionais, como a Fundação Waldemar Barnsley Pessoa e a Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto”, justificou.

Para ele, quem constata esse progresso percebe também que não há o mínimo risco de que a instituição feche suas portas. Ao contrário, ela está forte, saudável e hoje tem abertas novas perspectivas para progredir. “Para ser um hospital é necessário atender a uma série de requisitos legais. Agora, que a parte legal está concluída, há mais chances da entidade conquistar recursos municipais, estaduais e federais e até com outras instituições”, acrescentou.

É preciso ressaltar, no entanto, que as tentativas de credenciar a Instituição Francisco de Assis como estabelecimento de saúde datam de longo tempo, de administrações anteriores, que sempre esbarraram na dificuldade de compreensão pelos responsáveis sobre a necessidade de atender requisitos legais essenciais. “O que houve agora, mais precisamente em 2012, foi que o Ministério Público tomou conhecimento de que a entidade mantinha crianças sob seus cuidados, sem que fossem atendidos os requerimentos legais para tanto”, lembra Miranda.

Em razão disso foi possível convencer os responsáveis pela entidade a respeito da necessidade de que cumprissem os requisitos legais para a regularização do serviço como estabelecimento de saúde.

Por não ter a documentação exigida e por isso não manter convênio com a instituição, a Secretaria da Saúde nunca enviou pacientes para a entidade, portanto não remunerou por isso. “No entanto, a Secretaria da Saúde sempre contribuiu com a Instituição Francisco de Assis, fornecendo medicação, vacinação e suporte técnico quando solicitado”, finalizou.

Processo Burocrático – O vice-presidente da Instituição, Izaias José Amaral Soares, informou que o processo burocrático está em finalização. “Estamos dependendo agora de uma resposta da DRS XIII (Diretoria Regional de Saúde) sobre um cadastramento que fizemos junto ao SUS –Sistema Único de Saúde-. Só então estaremos completamente legalizados”, afirmou.

Izaias informa que durante todo o processo de legalização, a Instituição Francisco de Assis teve o apoio de diversos técnicos e membros das secretarias, que auxiliaram com orientações sobre procedimentos burocráticos junto à prefeitura, acompanhados pelas promotorias do meio ambiente, cidadania e infância e juventude, a fim de obter o registro como unidade de saúde. “Os medicamentos que são fornecidos são destinados diretamente aos pacientes, pois como não tínhamos CNES e nem convênio, a Secretaria não podia nos destinar tais medicamentos em nome da unidade, somente ao paciente (pessoa física)”, completa Izaias.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.