Sábado, 23 de Novembro de 2024

Super Dogus - Gratuito

Mais lidas da semana

14/5/2015 - Ribeirão Preto - SP

Ainda há vagas para o curso para podadores de árvores urbanas da Secretaria do Meio Ambiente




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto

Ainda há vagas para os interessados no Curso para Podadores de Árvores Urbanas, realizado pela Divisão de Planejamento e Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que acontecerá nos dias 26 e 27 de maio.

O curso é gratuito e as inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, localizada na rua Cerqueira César, 1.988. Os interessados devem levar uma cópia do RG e duas fotos 3x4.

De acordo com a chefe da Divisão de Planejamento e Educação Ambiental, da Secretaria do Meio Ambiente, Dalila Cisneiros Lopes, o objetivo da Secretaria é capacitar profissionais para desenvolver a poda de maneira correta, utilizando técnicas de manejo e ferramentas adequadas. “A poda drástica de árvores pode ser considerada crime ambiental e o despreparo ainda pode resultar em acidentes graves, já que muitas árvores alcançam a rede de energia elétrica”, ressalta.

O curso é ministrado por técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e é composto por um dia de aula teórica e outro de atividades práticas.

Os participantes serão orientados para um trabalho adequado às características biológicas das espécies arbóreas urbanas, percepção do meio ambiente e aprendem sobre as legislações ambientais.

Após o curso, a Secretaria do Meio Ambiente realiza o credenciamento dos alunos que passam a fazer parte da lista de profissionais capacitados, obedecendo às exigências do Código Ambiental Municipal.

Legislação – Pela legislação, podas irregulares podem resultar em multas para os responsáveis, que vão de R$ 55 a R$ 11 mil.

Os tipos de poda adotados no município são:

a) Poda de condução de mudas, para que formem a copa em altura superior a 1,80 m do solo, evitando interferências com pedestres e veículos;

b) Poda de contenção da copa de árvores jovens e adultas quando plantadas em calçadas com fiação da rede de distribuição primária;

c) Poda em "V" e poda em furo a serem efetuadas nas árvores de porte elevado que convivam com fiação da rede de distribuição secundária e fiação telefônica.

Vale ressaltar que em qualquer tipo de poda, não poderão ser removidos mais que 30% (trinta por cento) do volume total da copa. 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Mais Ribeirão Preto.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.