7/3/2016 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
O combate ao mosquito Aedes aegypti mobilizou neste sábado, dia 5, mais de 500 pessoas em diferentes regiões da cidade. No bairro Maria Casagrande Lopes, a equipe da Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde realizou Bloqueio de Controle de Criadouros. No Heitor Rigon, as equipes trabalharam com nebulização nas residências e pontos comerciais. No bairro João Rosssi, a equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) também fez Bloqueio de Controle de Criadouros. Já no Parque São Sebastião e Portal do Alto, as ações envolveram as equipes da Secretaria da Saúde, Defesa Civil Estadual e Voluntários de igrejas evangélicas e UGT (União Geral dos Trabalhadores). Além do Condomínio Evidence Resort que desenvolveram a ação com seus moradores.
“Temos equipes atuando nos locais com mais incidência do mosquito e com muitos casos confirmados de pessoas que contraíram dengue ou zika”, afirmou a enfermeira Luzia Márcia Romanholi Passos, diretora da Divisão de Vigilância em Planejamento e Saúde.
Eram 7h30 da manhã quando voluntários, servidores da saúde e autoridades começaram a chegar na sede da escola do Portal do Alto, localizada na rua Alfredo Calisto, 35. Mais de 150 voluntários das Igrejas Ministério Batista Nova Aliança e Sara Nossa Terra marcaram presença e fizeram a diferença no trabalho de visita casa a casa, e também no recolhimento de materiais inservíveis e que podem se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febres amarela e chikungunya.
Na abertura dos trabalhos estiveram presentes o vice-prefeito Marinho Sampaio, o secretário da Saúde, Stenio Miranda, assim como o coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira e do capitão Marcelo Vieira dos Santos, da Defesa Civil Estadual, o pastor José Ricardo Minelli, da Igreja Ministério Batista Nova Aliança; além do deputado estadual Welson Gasparini e os vereadores Maurício Gasparini e Gláucia Berenice.
O vice-prefeito, Marinho Sampaio, agradeceu a presença dos voluntários, em nome da prefeita Dárcy Vera. “Todos os setores da Prefeitura de Ribeirão Preto estão envolvidos nesta ação: Coordenadoria de Limpeza Urbana, Infraestrutura, Guarda Civil Municipal e Secretariaria da Saúde, além dos voluntários das igrejas evangélicas convidadas e que estão presentes”, afirmou.
Ele lembrou as ações que estavam acontecendo em diferentes regiões da cidade e salientou a importância das ações de pessoas “envolvidas em trabalhar pelo benefício da comunidade”.
O secretário da Saúde Stenio Miranda agradeceu os voluntários que estão empenhados nesta grande luta contra o mosquito Aedes Aegypti que causa tantas doenças. “Os voluntários das igrejas têm mais facilidade para conversar e explicar para a população sobre os danos causados pelo mosquito e como combatê-lo. Eles falam e todos entendem”, frisou.
O coronel José Roberto Rodrigues de Oliveira lembrou que os pastores e líderes religiosos chegam onde os membros dos serviços do Estado não conseguem chegar. “Vocês falam com a alma e o coração. Isso muda a atitude e o comportamento das pessoas”, salientou.
Antes que todos saíssem para o mutirão, o pastor José Ricaro Minelli, da Igreja Ministério Batista Nova Aliança, fez uma oração e afirmou: “Juntos somos melhores. Juntos podemos ajudar as pessoas a buscarem novos caminhos”.
Eduardo Joppert, gerente de vendas, residente no Jardim São José atuou como voluntário da Igreja Batista Nova Aliança no Portal do Alto. “A dengue está afetando a todos. Ela veio mais devastadora desta vez e nós precisamos unir forças contra ela”.
O Bispo Cleber Caetano, coordena três igrejas na Zona Sul: Independência, City Ribeirão e Parque Ribeirão.“Todos nossos fiéis têm orgulho de participar desta luta contra um mosquito que causa tantas doenças”.
Leia Santana de Queiroz possui um Salão de Cabeleireiro na rua Genoveva Onofre Barbosa. Ela deixou que os agentes e voluntários visitassem seu salão comercial. “Esse trabalho é importante porque tem muita gente que não aceita a visita do pessoal da Prefeitura”.
Já Geison Venâncio, proprietário de uma empresa de manutenção e venda de ar condicionado, disse que a ação é importante porque é o cidadão combatendo a dengue. “Já tive dois funcionários que contraíram a doença. O rendimento no trabalho cai porque eles não têm disposição”.
Jean Michel Viana reside há um ano no Portal do Alto. “Nem eu e nem minha esposa contraímos a doença, mas conheço muita gente que se contaminou. Essa iniciativa é muito importante”, frisou.
O vice-prefeito Marinho Sampaio fez questão de acompanhar os trabalhos realizados nas mais diferentes regiões da cidade.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.