1/9/2016 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Phábrica de Ideias
No sábado, 3 de setembro, Nhumirim, bairro de Santa Rosa de Viterbo (SP) vai sediar o 3º Ramal Cultural, festival de música e artes organizado por um grupo de jovens profissionais liberais da cidade que se denominam Coletivo Biquirim. Cinco bandas vão se revezar no palco montado na plataforma da estação ferroviária, desativada nos anos de 1960, que integrava o antigo ramal da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
A programação começa às 9h, com um passeio de bicicleta seguido de prática coletiva de yoga. Às 15h, os músicos santa-rosenses Bia e Carlos vão abrir as apresentações executando repertório de música popular brasileira e depois será o multi instrumentista Samuel Mattos, de Tambaú (SP), que se dedica ao folk punk e ao rock and roll e vai apresentar seu trabalho intitulado O Ermo.
No início da noite, o Projeto Cajuína, de Ribeirão Preto (SP), também de música brasileira, se apresentará. A banda de rap Odara, de São Simão (SP), se apresentará na sequência. A banda Porão D’América, de Sertãozinho (SP), vai encerrar a programação com repertório de rock nacional e internacional dos anos de 1980 e 1990.
Durante os shows, os artistas Marcelo Matute e Irmãs Cola farão intervenções circenses. Dentro da estação acontecerão exposições de artistas da cidade e da região. Todos os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.
Ramal Cultural
Realizado pela primeira vez em 2014, o evento foi criado para fomentar a arte e a cultura em Santa Rosa de Viterbo. O local foi escolhido para chamar a atenção da cidade para a necessidade de preservação da estação do ramal ferroviário de Nhumirim. Em 2015, os organizadores se mobilizaram e limparam a fachada do lugar. Ramal ferroviário é uma linha subsidiária de uma linha-tronco ou a outro ramal e liga pontos importantes distantes da via principal.
Coletivo Biquirim
Formado inicialmente por cinco pessoas, o grupo ganha novos integrantes e colaboradores a cada evento. Hoje, são cerca de 20. Nos três anos de existência, o Coletivo realizou, além das três edições do Ramal Cultural, dois Picniquirins (piqueniques com a participação de adultos e crianças), dois Bloquirins (bloco de carnaval na cidade e em Nhumirim), e o Festival Fora do Trilho, realizado na praça da Estação Cultural de Santa Rosa. O nome é inspirado na forma como os santa-rosenses chamam a tampinha de garrafa: biquirim, corruptela de uma palavra que os italianos usavam para pedir uma dose de bebida nos bares.
Nhumirim
É um bairro de Santa Rosa de Viterbo, distante cerca de quatro quilômetros da entrada da cidade. O acesso é feito por estrada de terra. Lá vivem cerca de 200 pessoas que, vez ou outra, têm a tranquilidade e o silêncio quebrados por eventos culturais ou religiosos.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.