13/11/2014 - Ribeirão Preto - SP
da assessoria de imprensa da Prefeitura de Ribeirão Preto
Com tema central “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa por um Brasil de todas as Idades”, ocorreu quarta-feira, dia 15 de novembro, na Câmara Municipal, a 2ª Conferência Regional dos Direitos da Pessoa Idosa da Região de Ribeirão Preto. O evento permitiu a discussão dentro de quatros eixos: Gestão: programa, projetos e ações; Financiamento: Fundo do Idoso e Orçamento Público; Participação: política e controle social e Sistema Nacional de Direitos Humanos.
A conferência é uma realização do Conselho Municipal do Idoso, por intermédio da Secretaria Municipal de Assistência Social. A abertura do evento contou com a apresentação do Coral do Círculo Operário da Vila Tibério, com a regência de Rita de Cássio Monteiro.
Maria Sodré, secretária de Assistência Social, que representou a prefeita Dárcy Vera na cerimônia de abertura, e falou sobre a importância de ações e programas que atendam as necessidades dos idosos. “A população de pessoas idosas está crescendo cada vez mais. Por isso é fundamental que estejamos alertas para buscar soluções que atendam as necessidades desta população. Temos um Conselho do Idoso que está atuante. Estamos trabalhando para aumentar os serviços disponíveis aos idosos, como por exemplo: ampliação do Programa de Integração Comunitária (PIC), implantação da Vila Dignidade, da Creche Dia, além de todos os atendimento direcionados aos idosos nos CRAS - Centro de Referência da Assistência Social, nos Centros de Qualificação e ainda nas secretarias de Saúde e Esportes”, destacou Sodré ressaltando que a violência com os idosos está em ritmo crescente. Ela esclarece que a população tem a disposição o telefone 161 (Fale Assistência Social), onde é possível fazer denúncias de maus tratos ou violência contra idoso de maneira anônima.
Durante o evento foi ministrada uma palestra com Marília Berzins, especialista em gerontologia; assistente social, mestre em merontologia, doutora em saúde pública, especialista em gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG); coordenadora do curso de cuidador de idosos do Observatório da Longevidade Humana e Envelhecimento (OLHE), e organizadora do livro: “Políticas Públicas para um país que envelhece”.
O titular da Delegacia do Idoso de Ribeirão Preto, Luiz Geraldo Dias, presente no evento, falou sobre a violência contra a pessoa idosa. “Trabalhando há dois anos na Delegacia do Idoso identifico a necessidade de ações harmoniosas entre o município, o estado e a federação. A violência contra o idoso acontece dentro do próprio seio familiar. Ainda esta semana, pedi a prisão de seis pessoas que violentaram pais ou avós. Infelizmente, a violência vem crescendo principalmente por usuários do Crack”, informou Dias.
Também participaram do evento a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Diva Gonçalves dos Santos Palucci, os vereadores José Carlos de Oliveira (Bebé), André Luiz da Silva e Glaucia Berenice e representantes de outras cidades.
Durante a 2ª Conferência Regional ocorreu a eleição dos delegados que representarão a região de Ribeirão Preto na 13ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa, que acontecerá em 2015.
Sobre a Dogus Comunicação | Política de Privacidade | Receba Novidades | Acesse pelo Celular
Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2025, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.